Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mima Contando

Mima Contando

Hora de Ler- Capuchinho Vermelho do séc XXI

Mima Contando, 01.08.20

capuchinho

 

Este livro da Porto Editora da autora Luísa Ducla Soares e ilustrado por Maria João Lopes, foi-me sugerido para ler à pequena, e para fazer a review, por ser daqueles que vêm desconstruir os contos clássicos que vamos contando as crianças. É feito um paralelismo entre o tempo em que foi escrito o famoso conto, e os dias de hoje.

E se a Capuchinho Vermelho saltasse para o séc. XXI o que acharia?

As mães trabalham fora o dia todo e não têm tempo para fazer bolos?

As avózinhas afinal são ainda muito activas, com muita coisa para ensinar aos netos?

Os lobos não se devem matar porque são uma espécie ameaçada?

Que era tão estranha!!!!

Quererá a capuchinho voltar para o séc. XVI ou ficar connosco neste século?

 

Não sei porquê, mas volvido já 1/5 do séc. XXI, continuamos a incutir nas crianças valores e maneiras de ver o mundo do Séc. XVI, sem pensar muito bem nas mensagens antipedagógicas que lhes estamos a passar. Talvez porque as temos enraizadas desde nossa infância ou talvez também porque os media, nos canais de bonecos para crianças, perpetuam estas histórias..

Mas há mais, muitas mais histórias, que podem ser lidas e contadas com valores e crenças do nosso tempo, basta que nos importemos e percamos tempo a procurar, ou pedir ajuda dos livreiros.

Aqui fica também um apelo desafiante aos educadores de infância na procura de livros mais didáticos e não se limitem apenas a contar os clássicos. Pelo menos, se o fizerem, expliquem-lhes que foi escrito em outra época numa realidade totalmente diferente da actual.

Andreia D.

1 comentário

Comentar post